
Combo Long Jack (Eurycoma longifolia Jack) 380mg 60 doses (2 unidades)

Combo Long Jack (Eurycoma longifolia Jack) 380mg 60 doses (2 unidades)
Combo Long Jack (Eurycoma longifolia Jack) 380mg 60 doses (2 unidades)





O que é?
O Long Jack (ou Eurycoma longifolia) e uma raiz amarga, uma erva tradicional do sudoeste asiatico que vem sendo usada ha muito como afrodisiaco natural, tônico, e energético. Ganhou grande atencão devido a suas propriedades medicinais: e utilizado tradicionalmente como um coagulante do sangue para as complicacões durante o parto, como um tratamento para a diarreia e como afrodisíaco, por estimular a producao de testosterona e a melhora dos níveis de energia fisica e mental, promove reducão do cortisol, apresenta atividades antiplasmodica, antitumoral, antibacteriana e antioxidante, entre outras aplicacoes (BHAT, 2010; ALI, 1993; TABOLT, 2013).
Para que serve?
Long Jack e indicado para aumento da concentracao do hormônio testosterona, contribui para a saude física e mental e possui propriedades afrodisíacas. Pode melhorar a virilidade, libido e o humor. Pode aumentar os níveis séricos de testosterona e melhora a disposicao física e mental.
Quais os benefícios?
Long Jack e indicado para aumento da concentração do hormônio testosterona.
Contribui para a saúde física e mental e possui propriedades afrodisíacas.
Pode melhorar a virilidade, libido e o humor.
Pode aumentar os níveis séricos de testosterona e melhora a disposição física e mental.
Qual o mecanismo de ação?
A farmacodinamica dessa planta consiste na acão de um grupo de peptideos (“europeptideos”, uma vasta gama de compostos químicos a partir da raiz de Long Jack que incluem: eurycomanone, eurycomanol, eurycomalactone, canthine-6- ona alcaloide, 9-hydroxycanthin-6-ona, 14,15 β-dihydroxyklaineanone, componentes fenolicos quassinoides, taninos, e triterpenos).
Os europeptideos atuam aumentando a concentração de testosterona livre por meio do aumento da taxa de liberação de testosterona ligada pelas SHBG. Alem disso, estimulam a produção de dehidroepiandrostenediona (DHEA), que atuara em receptores androgênicos, promovendo a conversão de androstenediona e androstenediol em testosterona (NETTLESHIP, 2007; TAMBI, 2011).A recomendacao de doses de Long Jack para o uso em seres humanos foi inicialmente estabelecida nos estudos experimentais em ratos e, posteriormente, em ensaios clínicos. Essa recomendacao foi baseada na formula de traducao de doses de animais para seres humanos. Doses de 200mg/ dia foram descritas em alguns estudos com homens inferteis. A utilizacao de fitoterapicos com o objetivo de melhorar resultados ou performance na pratica esportiva cresce a cada dia.
O Long Jack parece ser eficaz em aumentar os níveis de testosterona em humanos, principalmente por meio da ativação de enzimas importantes na formação dos esteroides sexuais, como CYP17, e da inativação da aromatase. A suplementacao com essa planta tambem pode aumentar a forca muscular, porem mais estudos sao necessários para avaliar um possivel efeito na hipertrofia.
Quais as aplicações?
Long jack na reposição de testosterona:
A Síndrome de Deficiência de Testosterona (TDS, do Inglês, Testosterone Deficiency Syndrome) é caracterizada por vários sintomas, incluindo a baixa libido, aumento da massa de gordura, fadiga, disfunção erétil ou osteoporose, esses sintomas comprometem até 80% dos homens na fase da meia idade. Isso é causado pelo declínio em função da idade, os níveis séricos de testosterona, são cerca de 40-50% menor em homens com mais de 60 anos, em comparação com homens jovens. Além disso, esta redução significativa dos níveis da testosterona é estreitamente relacionada com condições clínicas, tais como, a obesidade, síndrome metabólico, a diabetes ou a hipertensão (George, et al 2014).
A principal ação fisiológica da testosterona na função sexual masculina é no desejo sexual, regulando o tempo da ereção peniana durante o sexo (George, et al 2014). O Long Jack (Eurycoma Longifolia) tem sido usado há séculos como erva medicinal na Ásia. Pesquisas demonstram a utilidade da planta como alternativa às drogas excitantes sexuais. As partes da planta são ricos em vários compostos bioativos (como euricomasideos e euricolactonas) como também alcalóides e quassinóides.
Quais as comprovações de eficacia?
Long jack na testosterona, força e massa muscular:
O Long Jack e frequentemente utilizado para o aumento de massa muscular, porem a maior parte dos estudos com essa planta avalia os seus efeitos no aumento de testosterona e no tratamento da disfuncao sexual masculina.
Acredita-se, com base nesses resultados de interferencia hormonal, que o aumento de testosterona poderia promover hipertrofia do musculo esqueletico. A testosterona apresenta um papel importante tanto no aumento da sintese proteica quanto na reducao do catabolismo, permitindo que ocorra hipertrofia. Porem estas nao sao as unicas funcoes da testosterona, e o seu aumento nao ira representar, necessariamente, maior ganho de massa muscular. Henkel et al. (2014) avaliaram o consumo de 400 mg/dia de extrato de Long Jack por 5 semanas em 25 individuos ciclistas (13 homens e 12 mulheres), com idades entre 57 e 72 anos. Esse estudo comparativo demonstrou aumento dos niveis de testosterona total e livre e da taxa testosterona/ cortisol, tanto em homens como em mulheres.
Talbott et al. (2013) avaliaram o consumo de 200 mg/dia de Long Jack ou placebo em 64 voluntarios (32 homens e 32 mulheres). Nesse estudo houve reducao dos niveis de cortisol salivar e aumento dos niveis de testosterona salivar. Outro estudo tambem demonstrou aumento dos niveis de testosterona em homens com hipogonadismo com a suplementacao de 200 mg/dia de Long Jack durante um mes (TAMBI, 2012). Alguns mecanismos de acao sao propostos para explicar a maneira pela qual a suplementacao com Long Jack promoveria aumento dos niveis sericos de testosterona. Um desses mecanismos propostos baseia-se no fato de que europeptideos encontrados no Long Jack podem ativar a CYP1715. Essa enzima da familia do citocromo P450, tambem chamada de 17α-monooxigenase ou 17α-hidroxilase/17,20- liase, e encontrada na zona reticular do cortex adrenal e esta envolvida na sintese de esteroides sexuais. A CYP17 e responsavel por converter a pregnolona em 17OH-pregnolona e esta ultima em deidroepiandrosterona (DHEA), e tambem por converter a progesterona em 17OH-progesterona e esta ultima em androstenediona. Low et al. (2013) demonstraram em ratos que o eurycomanone, o principal quassinoide presente no Long Jack, promoveu aumento da producao de testosterona pelas celulas de Leydig nos testiculos dos animais, provavelmente promovendo inibicao da aromatase e da fosfodiesterase. A aromatase (CYP19) e uma enzima da familia do citocromo P450, tambem chamada de estrogenio sintetase, e que esta envolvida na biossintese de estrogenios a partir dos androgenios.
Essa enzima converte a androstenediona em estrona e a testosterona em estradiol. A inibicao da aromatase promove aumento das concentracoes de testosterona. Esse mesmo estudo demonstrou que, em doses maiores, tambem ocorreu inibicao da fosfodiesterase, enzima responsavel por hidrolisar o AMPc (adenosina monofosfato ciclico) e formar AMP (adenosina monofosfato). Assim, a inibicao da fosfodiesterase aumenta as concentracoes de AMPc, o que pode ativar proteinas quinases e proteinas StAR (do ingles steroidogenic acute regulatory protein), que sao proteinas transportadoras que regulam a transferencia do colesterol da membrana mitocondrial externa para a membrana interna, na qual as enzimas da familia do citocromo P450 convertem esse colesterol em pregnolona, sendo esta uma etapa importante da sintese de esteroides sexuais. Um estudo realizado por Henkel et al. (2014) demonstrou reducao dos niveis de SHBG em mulheres fisicamente ativas apos suplementacao com extrato de Long Jack (400 mg/dia) por 5 semanas.
O aumento de testosterona promovido apos suplementacao do extrato nao alterou os parametros urinarios que pudessem colocar em risco o consumo por atletas submetidos aos exames de doping. Chen et al. (2014) avaliaram o consumo de 400 mg de Long Jack em 13 atletas nesse estudo duplo cego, placebocontrolado e cruzado. Nao houve aumentos da taxa testosterona/epitestosterona urinaria. Alem disso, nessa dosagem e periodo de consumo nao houve sobrecarga renal ou hepatica. O efeito ergogenico do consumo de Long Jack nos niveis de testosterona ou forca muscular parece ser influenciado pela dosagem e duracao da suplementacao, ja que alguns estudos relacionados com doses menores ou por curtos periodos de tempo nao demonstraram efeitos no aumento de testosterona ou forca muscular. Um estudo realizado por Hamzah e Yusof (2003) avaliaram o consumo de 100 mg de extrato aquoso de Long Jack em 14 homens adultos saudaveis divididos e randomizados em 2 grupos, os quais foram submetidos a um programa de treinamento intensivo de forca durante 8 semanas. Houve aumento significante da massa livre de gordura no grupo que recebeu Long Jack (p=0,012), e nao houve aumento dessa variavel no grupo placebo. Alem disso, houve aumento de 6,78% da forca muscular no grupo que consumiu o extrato, contra apenas 2,77% no grupo placebo. Tambem houve aumento significativo da circunferencia do braco no grupo EL21
Long jack na melhora da espermatogênese:
Um estudo realizado Low et al. (2013), demonstrou que a suplementacao de Long Jack promoveu melhorias na espermatogenese, provavelmente via eixo hipotalamo-hipofisegonadal, promovendo aumento da producao de testosterona e aumentos do hormonio luteinizante (LH) e do hormonio foliculo estimulante (FSH) e reducao de estrogeno.
Ainda na busca por possiveis mecanismos de acao de Long Jack no aumento de testosterona, alguns autores demonstraram que os niveis de testosterona livre podem ser aumentados por uma maior liberacao de testosterona da SHBG (globulina ligadora de hormonios sexuais), que e uma glicoproteina responsavel pelo transporte dos hormonios sexuais, como testosterona e estradiol.
Qual a forma de uso?
Ingerir 1 (uma) dose via oral ao dia ou conforme orientação de profissional habilitado.
Quais as contraindicações?
Estudos publicados afirmam que Long Jack nao oferece risco de doping (HENKEL, et al., 2014; CHEN, et al., 2014).
Quais as reações adversas?
Os efeitos colaterais do Long Jack sao largamente desconhecidos e, por isso, a substância e classificada como possivelmente saudavel. Isso nao retira dos usuarios a responsabilidade de vigiar o surgimento de quaisquer sintomas inesperados.
Quais as interações?
Informações não encontradas nas literaturas consultadas.
Especificações:
Nome comercial: | LONG JACK |
Nome científico: | Eurycoma longifolia Jack |
Apresentação: | Frasco contendo 60 doses |
Forma de uso: | Via oral |
Modo de uso: | 1 vez ao dia |
Quais as advertências?
Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado. Imagens meramente ilustrativas. É recomendável uma dieta e exercícios físicos para auxiliar a redução de "peso". Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica. Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta. Siga corretamente o modo de usar.
Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
Referências bibliográficas:
Biochemical effect of Eurycoma longifolia Jack on the sexual behavior, fertility, sex hormone, and glycolysis. Dissertation, Department of Biochemistry, University of Malaysia, 1993.
BHAT R, KARIM AA. Tongkat ali (Eurycoma longifolia Jack): a review on its ethnobotany and pharmacological importance. Fitoterapia; 2010; 10: 1-11.
CHEN CK, MOHAMAD WMZW, OOI FK. et al. Supplementation of Eurycoma longifolia Jack extract for 6 weeks does not affect urinary testosterone:epitestosterone ratio, liver and renal functions in male recreational athletes. Int J Prev Med. 2014; 5 (6): 728-733
HENKEL RR, WANG R, BASSETT SH, et al. Tongkat Ali as a potential herbal supplement for physically active male and female seniors - a pilot study. Phytother Res. 2014; 28: 544-550.